Topo
Notícias

Egípcios têm segundo dia de votação sobre mudanças constitucionais

21/04/2019 10h52

CAIRO (Reuters) - Os egípcios foram votar neste domingo pelo segundo dia para decidir sobre seu apoio a mudanças constitucionais que poderiam permitir que o presidente Abdel Fattah al-Sisi permaneça no poder até 2030.

O referendo de três dias foi convocado na semana passada, um dia após o parlamento de 596 membros do Egito ter apoiado um projeto com as mudanças constitucionais por 531 votos a 22.

Se aprovadas, as mudanças ampliariam o atual mandato de Sisi para seis anos, ante quatro anos anteriormente, possibilitando ainda que ele concorra novamente a um terceiro mandato de seis anos em 2024.

Elas também permitiriam que o presidente controle a indicação de juízes e promotores públicos a partir de um grupo de candidatos, e dariam aos poderosos militares egípcios a função de proteger "a constituição e a democracia".

Os apoiadores de Sisi dizem que ele estabilizou o Egito desde que se tornou presidente em 2014, mas precisa de mais tempo para levar à frente projetos de desenvolvimento. Críticos dizem que as mudanças são anti-democráticas e desenhadas para mantê-lo no poder.

Cerca de 61 milhões de egípcios, de uma população de 100 milhões, poderão votar. O resultado deverá ser divulgado em cinco dias após o final da votação.

(Por Redação Cairo)

Notícias