Topo
Notícias

Dirigente do EI é morto em área montanhosa no leste do Iraque

21/04/2019 17h53

Bagdá, 21 abr (EFE).- As forças antiterroristas iraquianas anunciaram neste domingo a morte de um dirigente do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), identificado como Nihad Ahmed Abdel Salam al Karaui, conhecido como Abu Idris, em uma operação militar nas colinas de Hamrin, na província de Diyala, no leste do Iraque.

Segundo um comunicado divulgado pelo Aparato de Luta Antiterrorista, Abu Idris, de nacionalidade iraquiana e nascido em Diyala, era o chefe de segurança do chamado Estado de Diyala, uma das divisões territoriais estabelecidas pelo EI nos territórios que os jihadistas controlavam.

A nota esclareceu que o líder era o encarregado de "planejar e realizar as operações terroristas" nas províncias de Kirkuk e Diyala, além dos sequestros de cidadãos na estrada que liga Bagdá e Kirkuk, e ataques contra a milícia sunita Multidão dos Clãs e a Polícia Federal do Iraque.

A operação contra Abu Idris aconteceu após a coordenação entre a Inteligência do Aparato de Luta Antiterrorista e a coalizão internacional liderada pelos Estado Unidos.

As forças de segurança iraquianas lutam contra os extremistas em vários pontos do país. As colinas de Hamrin se caracterizam por seus montes, cavernas e vales profundos que são usados pelos jihadistas como refúgio, e estão situadas entre as províncias de Diyala, Kirkuk e Saladino.

As autoridades iraquianas anunciaram há uma semana a morte de 12 integrantes do EI e afirmaram ter frustrado um plano do grupo terrorista para estabelecer uma base nessa região montanhosa ao nordeste de Bagdá. EFE

Notícias