Topo
Notícias

Comediante Vladimir Zelenski é eleito presidente da Ucrânia

21/04/2019 20h04

Kiev, 22 abr (EFE).- O ator e comediante Vladimir Zelenski foi eleito neste domingo presidente da Ucrânia, após derrotar no segundo turno o atual chefe de Estado, Petro Poroshenko.

Com 25% das urnas apuradas, Zelenski tem 73,22% dos votos, resultado que, caso se confirme, seria a maior vitória na história da Ucrânia desde a sua independência da União Soviética.

Poroshenko, que pagou o preço da grave crise econômica e do conflito no leste do país, tem 24,22% dos votos, segundo a Comissão Eleitoral Central (CEC).

Zelenski, de 41 anos e sem experiência política, obteve um resultado histórico, já que ganhou em todas as regiões do país e em cada uma das províncias, menos as duas mais ocidentais, berço do nacionalismo ucraniano (Lviv e Ivano-Frankivsk).

O presidente eleito prometeu que sua prioridade "número um" no cargo será a cessação dos combates e, consequentemente, o fim da guerra entre o exército ucraniano e as milícias pró-russas no leste do país.

Zelenski também defendeu uma reforma no processo do Acordo de Minsk de fevereiro de 2015, e apostou em um novo formato de negociações que inclua a Rússia e os países ocidentais.

O comediante, que ganhou popularidade com a série de televisão "O servo do povo", na qual interpreta um professor de história que chega à Presidência da Ucrânia, prometeu que ficará no cargo apenas por um mandato. EFE

Notícias