Topo
Notícias

Colégios eleitorais fecham na Macedônia do Norte após jornada tranquila

21/04/2019 14h36

Skopje, 21 abr (EFE).- Os colégios eleitorais para as eleições presidenciais da Macedônia do Norte fecharam neste domingo às 19h local (14h, em Brasília), após uma jornada tranquila e com uma participação mais baixa do que no último pleito, há cinco anos.

Cerca de 1,8 milhão de eleitores foram chamados para escolher o sucessor do presidente conservador Gjorge Ivanov, cargo que foi disputado pelo social-democrata Stevo Pendarovski, pela conservadora Gordana Siljanovsk e o candidato de vários partidos da etnia albanesa, Blerim Reka.

A Comissão Eleitoral Estatal (SEC) informou que a participação meia hora antes do fechamento das urnas foi de 39,71%, quase dez pontos abaixo dos 48,8% registrados em 2014.

De acordo com a lei eleitoral, se no primeiro turno nenhum dos candidatos conseguir reunir mais de 50% dos votos, haverá um segundo turno no dia 5 de maio, o que parece provável.

Os temas que marcaram as campanhas foram o acordo com a Grécia para a mudança do nome do país para Macedônia do Norte, um compromisso que abriu as portas à adesão à Otan, cujo protocolo foi assinado em fevereiro e que entrará em vigor uma vez ratificado por todos os membros da Aliança, previsivelmente no final do ano. EFE

Notícias