Topo
Notícias

Kosovo repatria da Síria 110 cidadãos, maioria mulheres e filhos de extremistas

20/04/2019 11h07

Pristina, 20 Abr 2019 (AFP) - As autoridades de Kosovo repatriaram da Síria, neste sábado (20), 110 de seus cidadãos, a maioria formada por mulheres e filhos de extremistas - anunciou o ministro kosovar da Justiça, Abelard Tahiri.

"Hoje, nas primeiras horas da manhã, foi realizada uma operação muito delicada e importante, com a ajuda dos Estados Unidos, na qual o governo de Kosovo repatriou 110 cidadãos da zona de guerra na Síria", disse Tahiri à imprensa.

São "quatro (cidadãos) que foram combatentes, 32 mulheres e 74 crianças, nove das quais perderam seus pais na guerra", disse o comandante da polícia kosovar Rashit Qalaj.

Foram repatriados por um avião que aterrissou à noite no aeroporto de Pristina. Essas pessoas "merecem reabilitação e a esperança de uma vida pacífica longe do conflito", disse Tahiri.

Cerca de 300 cidadãos kosovares se uniram às fileiras dos jihadistas na Síria e no Iraque, segundo o Ministério do Interior.

Cerca de 70 deles morreram, e 120 voltaram para seu país. A maioria foi detida em seu regresso.

Para evitar o recrutamento de extremistas, Kosovo adotou em março de 2015 uma lei que estabelece penas de até 15 anos de prisão para os cidadãos que forem combater no exterior.

ih-rus/al/ra/tt

Notícias