Topo
Notícias

Egípcios começam a votar em referendo para permanência de Sisi no poder

20/04/2019 07h24

Cairo, 20 abr. (EFE).- Os egípcios começaram neste sábado a votar no primeiro dia de um referendo sobre emendas constitucionais que permitiriam ao presidente Abdul Fatah al Sisi se manter no poder até 2030, além de dar mais poderes ao chefe do Estado e das Forças Armadas, diminuindo a independência do poder judicial.

As urnas abriram às 9h (horário local, 4h em Brasília) e fecharão às 21h (16h), e as votações se prolongarão por três dias, até segunda-feira.

Sisi foi votar esta manhã no colégio de Al Shahid Mustafa Yousri, no bairro de Heliópolis.

No bairro de Zamalek, no Cairo, dezenas de pessoas esperavam desde antes da abertura das sessões nas portas da escola de Al Zamalek para exercer seu direito de voto

O colégio está fortemente vigiado por militares mascarados e os eleitores são organizados por membros da Polícia e dos serviços secretos.

No plebiscito os egípcios têm que votar "Sim" ou "Não" para um pacote de emendas constitucionais aprovadas esta mesma semana pelo Parlamento do país, entre as quais se destaca um artigo que permite a Sisi ampliar seu mandato atual de quatro para seis anos, até 2024, e voltar a concorrer a um terceiro mandato de seis anos. EFE

Notícias