Topo
Notícias

Bombardeios da força de Hafter sobre eixo sul de Trípoli deixa 2 feridos

20/04/2019 21h41

Trípoli, 21 abr (EFE).- Pelo menos dois civis ficaram levemente feridos em um contra-ataque aéreo das forças sob a liderança do marechal Jalifa Hafter, homem forte da Líbia, no eixo sul da capital, informaram à Agência Efe fontes de Segurança.

Segundo as mesmas fontes, aviões de combate ao comando do marechal atacaram no começo da noite várias posições nas localidades de Ain Zara, Tajoura, e na sétima região, palco de intensos combates durante o dia.

Os ataques obrigaram o fechamento da base aérea de Maitiga, único aeroporto em funcionamento na capital, e a desviar os voos para a vizinha cidade-estado de Misrata, principal porto comercial da Líbia aliada do governo imposto pela ONU em Trípoli (GNA).

Os bombardeios aéreos aconteceram poucas horas depois de milícias aliadas ao GNA conseguirem fazer retroceder as tropas sob o comando do marechal Hafter e recuperar várias posições no eixo sul da capital.

Fontes de Segurança informaram à Efe que as milícias de Trípoli conseguiram abrir espaço nas localidades de Ain Zara, Qasir ben Ghashir e Wadi Enraiveça, essenciais para o controle do citado eixo de Trípoli.

"As milícias de Hafter fugiram deixando muito material nas posições. Foi um avanço importante após uma intensa batalha", afirmaram as fontes.

Um responsável da Inteligência militar árabe disse à Efe que a evolução no campo de batalha permite pensar que a frente "vai ser detida nos próximos dias", já que as milícias estão cansadas e não têm a superioridade necessária para vencer seu oponente.

"O mais provável é que haja um cessar-fogo nos próximos dias", previu o funcionário da Inteligência. EFE

Notícias