Topo
Notícias

Atiradores matam 13 em bar de Veracruz, na pior chacina em anos no México

20/04/2019 16h38

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Homens armados mataram 13 pessoas num bar em Minatitlan, Estado de Veracruz, região do Golfo do México, disseram as autoridades na sexta-feira, numa das piores chacinas desde que o presidente Andrés Manuel Lopez Obrador assumiu o cargo.

O agressores não identificados abriram fogo após procurarem por um homem em um bar no sudeste de Minatitlan, disse um porta-voz do governo de Veracruz.

Sete homens, cinco mulheres e uma criança morreram no tiroteio, perto da refinaria de petróleo de Minatitlan, uma das seis operadas pela estatal Petroleos Mexicanos (Pemex). Outras quatro pessoas ficaram feridas, segundo comunicado do governo.

A motivação dos assassinatos ainda não foi esclarecida, disse a porta-voz.

O homem que os atiradores buscavam foi identificado como sendo o dono de um bar na cidade, disse o governo estadual. O ataque ocorreu durante uma comemoração familiar. Não ficou claro de imediato se o homem procurado pelos assassinos era mesmo o dono do estabelecimento onde ocorreu o ataque, nem se ele estava no local no momento.

Hugo Gutierrez, responsável pela área de Segurança Pública no estado, disse no Twitter que uma operação foi aberta para capturar as pessoas responsáveis pela chacina. Rico em petróleo, Veracruz, há anos tem sido afligido pela violência entre gangues e escândalos de corrupção.

Lopez Obrador assumiu o cargo em dezembro com a promessa de reduzir a violência no México, onde mais de 200 mil pessoas foram mortas desde o fim de 2006 em brigas brutais de cartéis de drogas entre si e contra as forças de segurança.

Após bater níveis recordes em 2018, as taxas de homicídios continuam altas, ultrapassando o patamar do ano passado nos três primeiros meses do novo governo, mostram dados oficiais.

O presidente deve visitar Veracruz no domingo, de acordo com uma agenda oficial publicada antes do ataque.

(Reportagem de Dave Graham)

Notícias