Topo
Notícias

Quadros são retirados de área da catedral de Notre-Dame não afetada pelo fogo

19/04/2019 13h13

Paris, 19 abr (EFE).- Os quadros que decoravam as paredes da catedral de Notre-Dame foram retirados nesta sexta-feira sem que tenham sofrido grandes danos após o incêndio ocorrido na última segunda, e as autoridades estudam cobrir o templo com uma lona como medida de prevenção para as chuvas previstas para os próximos dias.

O ministro da Cultura da França, Franck Riester, disse que 15 obras de grande tamanho foram retiradas, a maioria procedentes das capelas secundárias do templo, que não foram afetadas pelo incêndio que devastou o teto da catedral, nem pelos trabalhos para controlar as chamas.

As obras, do século XVIII, são assinadas por Laurent de La Hyre e Charles Le Brun, entre outros artistas, e foram levadas aos armazéns do Museu do Louvre.

Além disso, o presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay, que se comprometeu a ajudar a reconstruir a catedral fornecendo novas tecnologias.

A Unesco quer colaborar com sua "experiência técnica" comprovada na restauração de outros edifícios e também na coleta das doações internacionais. O órgão da ONU ficará atento para que o monumento não perca seu "valor universal" e para que "sua integridade e sua autenticidade" sejam respeitadas. EFE

Notícias