Topo
Notícias

Juncker alerta para "tentativas" de manipulação nas eleições europeias

19/04/2019 22h22

Berlim, 19 abr (EFE).- O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, advertiu nesta sexta-feira sobre o risco de tentativas de manipulação das próximas eleições europeias de maio.

"Já vejo tentativas de influenciar com manipulações as eleições para o Parlamento Europeu. Vêm de muitos flancos, não só do exterior da União Europeia (UE)", afirmou Juncker em entrevista ao grupo midiático alemão Funke.

Segundo o presidente em fim de mandato da Comissão, há "Estados dentro da UE" que tentam desviar a vontade dos eleitores "para uma determinada direção" e pela via da divulgação de notícias falsas.

Juncker assegurou que a Comissão está "equipada" para responder a estas tentativas e anunciou que multiplicará seus esforços nas próximas semanas para fazer frente a situações que possam surgir.

O político citou, como exemplo, as recentes acusações do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, que tentou responsabilizá-lo pelo Brexit e de uma divisão entre o leste e o oeste da Europa.

Nesse sentido, Junker lembrou que fez justamente "todo o possível" para buscar soluções à situação criada após a decisão britânica de sair do bloco e também para superar as diferenças entre membros.

Além disso, Juncker disse defender a participação do Reino Unido nesses pleitos, que acontecerão entre os dias 23 e 26 de maio, já que não se consumou a saída do país do bloco comunitário e, enquanto continuar como Estado-membro, seus cidadãos têm direito a votar. EFE

Notícias