Topo
Notícias

Trump visitará o Japão no final de maio para se reunir com Abe e Naruhito

18/04/2019 22h58

Tóquio, 19 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitará o Japão entre os dias 25 e 28 de maio para se reunir com o primeiro-ministro, Shinzo Abe, e com o próximo imperador, Naruhito, que ascenderá ao trono no início de maio.

A informação foi anunciada nesta sexta-feira (data local) em entrevista coletiva pelo ministro porta-voz do Executivo japonês, Yoshihide Suga, que confirmou assim as informações de meios de comunicação locais que antecipavam uma visita do governante americano para essas datas.

Trump, que irá ao Japão como convidado de Estado, será o primeiro líder estrangeiro a encontrar Naruhito depois que este se transformar no novo imperador do Japão no próximo dia 1º de maio, ao suceder seu pai, Akihito, cuja abdicação será formalizada em 30 de abril.

A expectativa é que a visita do presidente americano sirva para "consolidar as sólidas relações bilaterais", segundo disse Suga, assim como para preparar junto a Abe a agenda para a cúpula do G20 que será realizada no final de junho em Osaka, no oeste do Japão.

Trump também deve assistir a uma luta sumô e visitar um dos porta-helicópteros da classe Izumo que o Japão planeja converter em porta-aviões, segundo disseram fontes do Executivo à agência japonesa de notícias "Kyodo".

A visita de Trump será sua segunda ao Japão desde a que realizou em 2017 e vai acontecer aproximadamente um mês depois que Abe viajar a Washington no dia 26 deste mês. EFE

Notícias