Topo
Notícias

Primeiro-ministro do Mali renuncia

18/04/2019 21h07

Bamako, 19 Abr 2019 (AFP) - O primeiro-ministro do Mali, Soumeylou Boubèye Maïga, apresentou sua renúncia nesta quinta-feira à noite, após a Assembleia Nacional discutir uma moção de censura pela má gestão da intensa insatisfação da população.

Em nota oficial, o presidente Ibrahim Boubacar Keita anunciou que aceitou a renúncia de Maiga, e disse que um novo primeiro-ministro será nomeado "em breve" após uma rodada de consultas com as forças do governo e da oposição.

Maiga tem estado no centro das críticas ao governo nas últimas semanas, e influentes líderes muçulmanos exigiram sua saída do cargo.

Em uma tentativa de encontrar uma saída para a crise, o próprio presidente Keita se reuniu com representantes religiosos e vários partidos da oposição.

A capital, Bamako, foi abalada em 5 de abril por enormes manifestações, o que levou a uma reação marcadamente violenta por parte do governo.

Na terça-feira, Keita pronunciou um discurso à nação no qual disse que tinha "ouvido toda a raiva, todos os sinais" da população, e anunciou o início de um processo de "consenso nacional" de 23 a 28 abril.

Esse grande debate nacional incluiria uma revisão da Constituição que mais tarde seria submetida a um referendo.

sd-sst/cn/ahg/mr

Notícias