Topo
Notícias

Piñera oferece cobre e madeira do Chile a Macron para reconstruir Notre-Dame

18/04/2019 19h34

Santiago do Chile, 18 abr (EFE).- O presidente do Chile, Sebastián Piñera, ofereceu cobre e madeira nesta quinta-feira ao seu homólogo da França, Emmanuel Macron, para contribuir para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame, devastada por um incêndio na segunda-feira passada.

A informação foi confirmada por fontes governamentais chilenas, que detalharam que Piñera falou com Macron por telefone na tarde desta quinta-feira para manifestar sua solidariedade pelo grave prejuízo patrimonial causado ao povo da França pelo incêndio que o privou de um dos seus maiores tesouros culturais e arquitetônicos.

Durante a conversa, segundo as fontes, o governante chileno ofereceu a Macron a ajuda do seu país para apoiar a reconstrução do histórico edifício, que será concretizada em uma doação de cobre e madeira.

O Chile é o principal produtor mundial de cobre, com cerca de seis milhões de toneladas anuais desse metal, e conta também com uma pujante indústria madeireira.

As fontes ressaltaram que a oferta de Piñera foi avaliada positivamente pelo presidente da França e acrescentaram que serão as autoridades francesas responsáveis pela reconstrução da catedral as encarregadas de decidir como e quando será efetuada a doação. EFE

Notícias