Topo
Notícias

Líder da Coreia do Norte se encontrará com presidente da Rússia neste mês, diz Kremlin

18/04/2019 09h47

MOSCOU (Reuters) - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, viajara à Rússia na segunda metade de abril e se encontrará com o presidente russo, Vladimir Putin, comunicou o Kremlin nesta quinta-feira.

O anúncio da reunião veio no momento em que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faz pressão por um acordo com Kim, que, segundo ele, acabaria com as tensões nucleares na península coreana.

Duas cúpulas anteriores entre Kim e Trump não bastaram para se chegar a um acordo sobre uma desnuclearização. Autoridades do governo Trump aventaram a possibilidade de uma terceira reunião.

O Kremlin não deu detalhes sobre a cúpula entre Putin e Kim em um comunicado publicado em seu site, mas Moscou está dizendo há meses que trabalha para tal encontro.

O representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, estaria em Moscou na quarta e quinta-feiras para se encontrar com autoridades russas e debater maneiras para encaminhar "uma desnuclearização final, totalmente verificada da Coreia do Norte", disse Washington na terça-feira.

Em março, os EUA impuseram uma nova rodada de sanções à Coreia do Norte devido ao seu programa de armas nucleares na esteira do fracasso das conversas entre Trump e Kim em fevereiro.

(Por Tom Balmforth)

Notícias