Topo
Notícias

Kremlin confirma cúpula entre Putin e Kim na Rússia em abril

18/04/2019 09h45

Moscou, 18 abr (EFE).- O Kremlin confirmou nesta quinta-feira a realização de uma reunião entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na segunda metade de abril.

"O presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un, visitará a Rússia na segunda quinzena de abril a convite de Vladimir Putin", indicou o Kremlin em comunicado.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já tinha afirmado nesta semana que a primeira reunião entre ambos os líderes estava sendo "preparada", sem oferecer detalhes sobre a data e o local do possível encontro.

Putin participará do fórum sobre a Nova Rota da Seda chinesa, que será realizado em Pequim nos dias 26 e 27 de abril. Por isso, não se descarta que o presidente russo se reúna com Kim na ida ou na volta de sua viagem à China.

O local mais provável do encontro entre os dois líderes é a cidade de Vladivostok, no litoral leste da Rússia.

A imprensa russa também sugere que a reunião pode acontecer no campus da Universidade Federal do Extremo Oriente (UFLO), na ilha Russki, ao sul Vladivostok, onde aparentemente as aulas nos dias 24 e 25 de abril foram canceladas "pela visita de delegações oficiais".

Nas últimas semanas cresceu a expectativa em relação à que seria a primeira cúpula entre os líderes por conta das viagens recíprocas de funcionários do alto escalão de ambos os países, após o fracasso da cúpula em Hanói sobre desnuclearização entre Coreia do Norte e Estados Unidos.

O chefe de Gabinete de Kim Jong-un e encarregado da logística de suas viagens ao exterior, Kim Chang-son, viajou a Moscou e a Vladivostok entre 19 e 25 de março.

Além disso, Chang-son foi visto nos últimos dias inspecionando as medidas de segurança da estação ferroviária de Vladivostok, segundo um funcionário citado pela agência oficial russa "Ria Novosti".

Por sua vez, o ministro do Interior da Rússia, Vladimir Kolokoltsev, visitou Pyongyang há duas semanas.

Esta seria a primeira viagem de Kim à Rússia. Seu pai, Kim Jong-il, visitou o país em 2001, 2002 e 2011, e nas três ocasiões viajou em seu trem blindado. EFE

Notícias