Topo
Notícias

Criança pega avião sozinha e viaja sem passagem de Curitiba a São Paulo

Marco Ambrosio/ Framephoto/ Estadão Conteúdo
Imagem: Marco Ambrosio/ Framephoto/ Estadão Conteúdo
do UOL

Marcela Leite

Do UOL, em São Paulo

18/04/2019 21h52

Uma criança conseguiu embarcar em um avião no aeroporto internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, sem passagem aérea nem documentação. O menor de idade conseguiu chegar ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas foi mandado de volta para a casa pela Latam Airlines Brasil. Não foi informada a idade dela.

Segundo a Latam, o caso aconteceu na última segunda-feira (15). Em nota, a empresa informou que "desde o primeiro momento esteve em contato tanto com as autoridades quanto com os responsáveis do menor e prestou assistência para o seu retorno imediato de Congonhas a Curitiba no mesmo dia".

A companhia disse ainda que está colaborando com as autoridades na investigação do caso, "que ainda não tem previsão de término".

Também em nota, a Infraero (Empresa de Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) disse que colaborará com as autoridades para esclarecer o fato e "reforçará os processos de segurança na sua rede de aeroportos".

Segundo o Art. 14 da Lei nº 13.812, sancionada em 16 de março de 2019, "nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial".

A reportagem pediu mais informações --como a criança conseguiu embarcar sozinha, qual a idade dela, quais foram as falhas de segurança--, mas Latam e Infraero não detalharam o caso nem responderam essas questões.

O UOL também entrou em contato com a Polícia Civil do Paraná para checar se alguma ocorrência foi registrada, mas não teve retorno até a publicação deste texto.

Notícias