Topo
Notícias

China planeja compra recorde de carne de porco dos EUA: Fontes

Bloomberg News

26/03/2019 13h00

(Bloomberg) -- A China pode aumentar as importações de carne suína dos EUA para o maior patamar da história neste ano como parte do compromisso de reforçar as compras de produtos agrícolas americanos para acabar com a guerra comercial entre os dois países, segundo pessoas a par da situação.

A China pode comprar até 300.000 toneladas de carne suína em 2019, disseram as pessoas. Essa quantidade seria cerca de 81 por cento superior às 166.000 toneladas que o país comprou dos EUA em 2017, antes do início da guerra comercial. Uma das pessoas disse que o país asiático pode encomendar 200.000 toneladas só no primeiro semestre do ano.

O volume final dependerá do avanço da peste suína africana na China, segundo uma das pessoas. A doença, que é fatal para os porcos e está sendo difícil de controlar na China, está devastando a produção de suínos do país desde que foi registrada pela primeira vez, em agosto. Ela já reduziu em 15 por cento o rebanho de porcos, que se alimentam de soja, no maior mercado de carne suína do mundo.

O abate dos animais aumentou os preços na China e levou o país a fazer sua terceira maior compra semanal de carne suína dos EUA na história apesar de as tarifas terem subido 62 por cento por causa da guerra comercial. O Departamento de Agricultura dos EUA estima que a importação total de carne suína da China crescerá 28 por cento neste ano -- e o Brasil é o maior beneficiário. Não houve resposta a um fax enviado ao Ministério do Comércio da China em busca de comentários.

A estimativa para as importações da China pode ser "bastante moderada", considerando as perdas do surto de gripe suína e o apetite por carne suína do país asiático, disse Rich Nelson, estrategista-chefe da Allendale Inc. em McHenry, Illinois, nos EUA, em entrevista por telefone.

"Minhas estimativas, e algumas outras que vi, estão realmente mostrando a necessidade de triplicar, até mesmo de quadruplicar", disse ele.

--Com a colaboração de Michael Hirtzer e Dominic Carey.

To contact Bloomberg News staff for this story: Shuping Niu em Beijing, nshuping@bloomberg.net;Steven Yang em Beijing, kyang74@bloomberg.net

Notícias