Topo
Notícias

Partido antijunta da Tailândia anuncia que ganhou eleições

25/03/2019 06h36

Bangcoc, 25 mar (EFE).- O Puea Thai, partido da Tailândia derrubado no golpe de Estado de 2014 e principal opositor à junta militar, anunciou nesta segunda-feira que ganhou as eleições e tentará formar governo junto com outros partidos a favor da democracia.

Sudarat Keyuraphan, candidata à primeira-ministra, disse que a sua legenda obteve nas eleições deste domingo a "maioria de votos", apesar de o Comitê Eleitoral ainda não ter publicado os dados preliminares do pleito.

O Puea Thai, vinculado à família Shinawatra - clã vencedor de todas as eleições desde 2001 -, tem a "confiança do povo", segundo a líder, que afirmou que buscará "aliados" contra o atual primeiro-ministro e líder do grupo pró-militar Phalang Pracharat, o general golpista Prayut Chan-ocha.

Sudarat criticou o órgão eleitoral e o processo pouco "transparente" no qual aconteceram as votações e que, ao seu parecer, cria "desconfiança" na comunidade internacional e no próprio povo tailandês.

O Puea Thai informou que recolhe informações sobre possíveis "irregularidades" nas urnas e "agirá conforme a lei".

O próximo premiê sairá da votação em maio entre os 500 parlamentares escolhidos no voto junto com os 250 senadores, escolhidos a dedo pela junta militar que governa o país desde o golpe de Estado de 2014. EFE

Notícias