Topo
Notícias

Como um pai de 2, desempregado, inventou a panela mais querida do mundo

Robert Wang e Yi Qin, fundadores do Instant Pot - Linkedin Robert Wang / Cortesia Instant Pot
Robert Wang e Yi Qin, fundadores do Instant Pot Imagem: Linkedin Robert Wang / Cortesia Instant Pot
do UOL

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

25/03/2019 04h00Atualizada em 26/03/2019 10h59

Resumo da notícia

  • Robert Wang investiu mais de US$ 300 mil de suas próprias economias para criar Instant Pot
  • Ex-técnico da Blackberry, Yi Qin fez ajustes como eliminar botões e controlar vapor
  • Qin e Wang são viciados em comentários de usuários nos sites de vendas como Amazon

Ela é uma pequena multicozinha de uma panela só, preparando da carne ao iogurte. É elétrica e programável. Você pode definir o tempo, a temperatura e o nível de pressão em uma tela touchscreen. Mas a panela sensação dos EUA, a Instant Pot, teve um longo caminho antes do sucesso --leia-se mais de 5 milhões de unidades vendidas até 2017 e o posto de item mais comercializado pela Amazon.

A empresa por trás da Instant Pot chamava-se Double Insight e foi fundada em 2009 na cidade de Kanata, no Canadá, por dois técnicos em ciência da computação: Robert Wang e Yi Qin.

Os dois se conheceram quando trabalharam no grupo de telecomunicações Nortel (extinto em 2013). Depois, Qin foi gerente de projetos no Blackberry de 2009 a 2015. Ambos têm PHD em ciência da computação --o de Wang foi em inteligência artificial. Em 2018, dado o sucesso da marca, a companhia passou-se a se chamar Instant Brands.

A estratégia da empresa desde sempre tem sido lançar o produto, ouvir seus clientes e deixá-los divulgar a Instant Pot na internet e nas mídias sociais. Qin e Wang são viciados em comentários de usuários: eles pessoalmente vasculham comentários na Amazon e em outras partes da internet em busca de informações que possam informar a próxima geração de seus projetos.

Blogueiros de culinária ajudaram no burburinho, falando empolgadamente sobre o produto e compartilhando receitas. Alguns compram sua própria Instant Pot, outros receberam da empresa para teste.

Instant Pot - Divulgação - Divulgação
Instant Pot
Imagem: Divulgação

Robert Wang

Atual CEO da Instant Brands, Wang em 2008 foi forçado a deixar a Airwide Solutions, empresa de software de mensagens móveis (SMS) que ele havia fundado.

Desempregado, buscou inspiração na sua casa para conceber a Instant Pot. Com dois filhos, era difícil para ele montar jantares rapidamente, então queira um aparelho inteligente o suficiente para cozinhar quase qualquer refeição.

A panela de pressão Instant Pot é inspirada em panelas elétricas de cozimento lento surgidas nos anos 70, como a Crock-Pot.

Outras influências de Wang foram as primeiras panelas de arroz, como no início do século 20, e uma panela pressurizada do século 17, criada pelo físico francês Denis Papin

Internamente a panela tem um microprocessador, sensores térmicos e de pressão. Funciona como um fogão lento, uma panela de arroz, aquecedora de leite para iogurte, para cozinhar a vapor ou meramente para aquecer comidas.

Wang recrutou alguns engenheiros de telecomunicações e investiu mais de US$ 300 mil de suas próprias economias para desenvolver a primeira versão da Instant Pot.

Sua equipe passou 18 meses trabalhando no primeiro modelo. Uma das inovações foi um mecanismo de proteção contra queimaduras que mantinha o ponto ideal de cozimento no fundo da panela, entre 130 e 140 graus Celsius.

Quando eles começaram a vender a primeira versão, em 2010, o primeiro lote de clientes eram familiares e amigos. Então a notícia se espalhou.

Em 2013, a segunda geração da Instant Pot se tornou a panela de pressão mais vendida na Amazon, principalmente pelo sucesso boca a boca.

Para ser honesto com você, não gastamos muito dinheiro em publicidade. Na verdade, isso não faz parte do plano de negócios. Nós realmente gastamos dinheiro em desenvolvimento de produtos e suporte ao cliente.

Eletrônicos (in)úteis, robôs e mais bugigangas...

Gadgets que queremos

Yi Qin

Qin é vice-presidente do Double Insight e líder de equipe do Instant Pot. Ele é responsável principalmente pelo design de produto da panela.

Um objetivo seu era resolver com a série de botões do Instant Pot original, que tinha botões para frango, iogurte, sauté e cozinheira sob pressão.

A ideia inicial era ajudar a cozinhar o mais rápido possível. "Você coloca coisas lá e você pode cozinhar. Ele pode levar os novatos pela porta", disse Qin.

Mas as pessoas não entendiam o que os botões significavam na prática. Além disso, a grande maioria dos usuários logo se dedica a apenas algumas funções: cozinhar com pressão, refogar e cozinhar lentamente.

A comunidade do Instant Pot cresceu e Qin teve um novo problema para eliminar botões: a biblioteca de receitas dos fãs foi construída a partir desses botões. Alterar a interface significaria invalidar esse conteúdo.

No principal modelo da Instant Pot, o Max, Qin reduziu a contagem geral de botões de 12 para oito. Padrões populares como cozinhar com pressão e refogar foram ao topo esquerdo do painel, na área mais visível. Agora tem uma tela LCD sensível ao toque, que a ajudou a eliminar botões.

Outro problema era a liberação de vapor, que pode queimar. O atual Instant Pot Max agora tem uma tampa de plástico que cuida disso. Isso não elimina o vapor, mas ele agora sai em uma "coluna" mais controlada.

Apesar da válvula de liberação de vapor ser elétrica, ela recebe energia sem fio para funcionar - e você ainda pode lavar. "É um requisito de design. Todas as nossas tampas devem poder ser lavadas na máquina de lavar louça."

Na rotina de trabalho, Qine criou uma fórmula para evitar sua própria sobrecarga mental: agrupar tarefas e ideias semelhantes em períodos de tempo específicos do seu dia útil. Tornou-se um hábito seu.

De manhã, reserva tempo para reuniões colaborativas. À tarde, foca em projetos individuais e testes. À noite, passa um tempo com a família em casa, cozinhando ele mesmo. Pouco antes de dormir, faz algum exercício, como jogar hóquei e badminton.

Em todo jantar de família, é como se eu estivesse testando meus próprios produtos

Está na dúvida? Confira os nossos reviews dos celulares

Leia mais

Notícias