Topo
Notícias

Tailândia realiza primeiras eleições pós-golpe

24/03/2019 08h27

Adiado algumas vezes por junta militar que governa o país asiático há cinco anos, pesquisa de boca de urna de primeiro pleito desde 2014 dá vitória a partido pró-democracia.De acordo com pesquisa realizada após o fechamento das urnas, o partido pró-democracia Pheu Thai venceu neste domingo (24/03) as eleições realizadas na Tailândia, o primeiro pleito após quase cinco anos de regime militar.

O Pheu Thai conquistou 153 das 500 cadeiras em disputa na Câmara dos Deputados, ficando à frente do partido pró-militar Phalang Pracharat, segundo colocado com 96 parlamentares eleitos.

A pesquisa de boca de urna realizada pelo Super Poll, no entanto, não garante uma derrota dos militares nas primeiras eleições no país desde 2014.

Os eleitores escolheram as 500 cadeiras da Câmara de Representantes (deputados), 350 deles selecionados por circunscrição e outros 150 em lista de partido.

O novo primeiro-ministro será eleito pelos 500 deputados em votação conjunta com 250 senadores, escolhidos a dedo pelo regime militar que comandou o país nos últimos cinco anos.

Depois de quase cinco anos de governo da junta militar liderada pelo general golpista Prayut Chan-ocha, cerca de 90 mil seções eleitorais em todo o país começaram a funcionar às 8h (horário local, 22h de sábado em Brasília) e fecharam às 17h (7h em Brasília).

Por volta de 51 milhões de tailandeses foram convocados às urnas numa eleição adiada algumas vezes pela junta militar que tomou o poder através de um golpe de Estado em maio de 2014.

CA/efe/dpa

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Notícias