Topo
Notícias

Cruzeiro com 1.300 turistas fica à deriva na Noruega

24/03/2019 06h15

Os 1.373 passageiros do cruzeiro Viking Sky passaram uma madrugada de apuros em alto mar na Noruega. O navio sofreu uma pane generalizada em águas agitadas do oeste do país, na noite de sábado (23). À deriva, o navio começou a se direcionar para a região perigosa de recifes de Møre og Romsdal, em meio a condições meteorológicas difíceis.

Os 1.373 passageiros do cruzeiro Viking Sky passaram uma madrugada de apuros em alto mar na Noruega.

Apenas no fim da madrugada, um dos quatro motores da embarcação voltou a funcionar e o cruzeiro pôde se estabilizar e ancorar, a dois quilômetros da costa. A partir de então, as autoridades conseguiram lançar uma impressionante operação de resgate.

Durante horas, os passageiros foram retirados por cinco helicópteros, num total de 397 salvamentos até o início da manhã. Destes, 17 resgatados foram internados em hospitais, alguns com fraturas.

A polícia informou que a maioria dos passageiros são americanos e britânicos. No início da manhã, mais dois motores voltaram a funcionar e, a uma velocidade lenta, o navio se afastou da costa e deve será rebocado para o porto de Molde nas próximas horas.

Mar agitado dificulta resgate

“Os cabos para o reboque estão sendo instalados”, indicou o Centro de Resgates do Sul da Noruega, pelo Twitter. Enquanto isso, a operação de salvamento continua, apesar do mar agitado, com ondas de seis metros de altura.

Os passageiros são levados um a um para os helicópteros, que retornam ao continente com 15 pessoas a bordo. “O fato de haver muitos idosos representa um enorme desafio”, declarou o coordenador da operação, Jan Arne Dyrnes. A vizinha Dinamarca anunciou o envio de mais um helicóptero para ajudar no resgate.

O pedido de socorro foi emitido pelo capitão no início da tarde, por problemas em um dos motores. Imagens divulgadas de dentro do navio mostram a embarcação a uma velocidade elevada, levando móveis, plantas e demais objetos a se movimentarem por todos os lados. Apesar do susto, os passageiros tentavam manter a calma.  

Outro vídeo mostra dezenas de turistas sentados, com coletes salva-vidas à espera de resgate. “Estamos esperando o helicóptero para sair daqui. Está demorando muito”, comenta o autor das imagens, Ryan Flynn.

Região temida desde os vikings

A navegação é particularmente difícil neste trecho do mar, conhecido como Hustadvika. Desde a época dos vikings - navegadores experientes -, a região era evitada. Eles preferiam transportar por via terrestre as embarcações, de um fiorde a outro, para evitar a perigosa passagem.

No próprio sábado, outro barco menor teve de ser socorrido depois de uma pane motora na mesma zona. Há anos, as autoridades avaliam a construção de um túnel em uma montanha do litoral para desviar o trânsito em alto mar na região. Mas, até agora, o projeto não teve financiamento.

Com informações da AFP

Notícias