Topo
Notícias

Atentado em estádio no Afeganistão deixa pelo menos 3 mortos e 31 feridos

23/03/2019 08h07

(Atualiza com mais informações e reivindicação da autoria do ataque).

Cabul, 23 mar (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas em um atentado com explosivos, neste sábado, em um estádio no sul do Afeganistão, onde vários presentes, entre eles autoridades locais, agricultores com amostras de seus produtos e crianças, participavam da comemoração do Dia dos Camponeses.

Os talibãs reivindicaram a ação, segundo relatou o porta-voz do grupo, Qari Yusuf Ahmadi, garantindo que o objetivo era atingir autoridades locais. O grupo, além disso, apontou que nenhum civil se feriu ou morreu, como havia sido planejado.

O atentado, com duas explosões, aconteceu por volta das 10h (horário local, 3h30 de Brasília), no estádio da cidade de Lashkar Gah, capital da província de Helmand, escreveu na sua conta do Twitter, o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi.

"De acordo com a informação inicial, três pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas, embora o número de vítimas ainda não é definitivo", acrescentou o porta-voz.

Entre os mortos, estão o diretor do Departamento Econômico de Helmand, Mohammad Khan Nasrat. Entre os feridos estão os chefes do Departamento de Cultura e Informação, Hameedullah Weyar, e de Agricultura, Zalmai Alko, entre outros integrantes do alto escalão regional.

Em nota oficial, foi informado que o governador de Helmand escapou sem ferimentos.

A celebração do Dia dos Camponeses contava com a presença de crianças e várias autoridades locais, disse à Agência Efe, o presidente do conselho provincial, Attaullah Afghan, garantindo que o local já está sob o controle das forças de segurança.

Até o momento, nenhum grupo insurgente reivindicou a autoria do atentado.

Helmand é uma das províncias mais inseguras do Afeganistão, onde ataques a alvos militares ou institucionais são frequentes. EFE

Notícias