Topo
Notícias

Trump defende soberania de Israel nas Colinas de Golã

21/03/2019 14h34

WASHINGTON, 21 MAR (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (21) que "chegou a hora" de o país reconhecer a soberania de Israel nas Colinas de Golã, região tomada da Síria em 1967.   

A declaração chega às vésperas das eleições legislativas israelenses, quando o primeiro-ministro conservador Benjamin Netanyahu, acusado de corrupção, terá um duro desafio para continuar no cargo. A votação será no dia 9 de abril.   

"Após 52 anos, chegou a hora de os Estados Unidos reconhecerem totalmente a soberania de Israel nas Colinas de Golã, que são de importância estratégica para o Estado de Israel e a estabilidade regional", escreveu Trump no Twitter.   

As Colinas de Golã ficam a nordeste de Israel e pertenciam à Síria até 1967, quando foram tomadas pelas forças israelenses na Guerra dos Seis Dias. A região, rica em recursos hídricos, foi anexada em 1981.   

Os Estados Unidos já transferiram sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, dando início a uma onda de protestos na Faixa de Gaza. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias