Topo
Notícias

Descoberta nova espécie de serpente venenosa no Peru

21/03/2019 22h25

Lima, 22 Mar 2019 (AFP) - Uma nova espécie de serpente venenosa, de coloração verde claro, foi descoberta em um parque natural da Amazônia do Peru, informou nesta quinta-feira o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp).

"Trata-se da 'Bothrops sonene', espécie de serpente venenosa cujo nome é uma homenagem ao rio Heath e que seria tipicamente peruana, habitando a área de savana da região de Madre de Dios", informou o Sernanp.

Esta espécie da fauna silvestre se diferencia de outras por ter uma coloração verde claro com muitas manchas em forma de 'C' no dorso e pela forma peculiar de suas escamas na cabeça e o corpo, segundo os pesquisadores.

De acordo com o Sernanp, o réptil pertence à família Viperidae que inclui serpentes altamente venenosas conhecidas como jararacas, que vivem no norte e no centro da América do Sul.

Essa descoberta foi possível graças à implementação do sistema de monitoramento integral de biodiversidade da Reserva Nacional Tambopata e do Parque Nacional Bahuaja Sonene, em Madre Dios, região que faz fronteira com Brasil e Bolívia.

cm/ljc/yow/lca

Notícias