Topo
Notícias

May pede à União Europeia prorrogação do "Brexit" até 30 de junho

20/03/2019 10h54

Londres, 20 mar (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, a conservadora Theresa May, informou nesta quarta-feira ao Parlamento que escreveu para o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para solicitar uma prorrogação do "Brexit" até 30 de junho.

Na sessão semanal de perguntas à premiê na Câmara dos Comuns, May afirmou que, como chefe do governo britânico, não está disposta a prolongar por mais tempo o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A solicitação para estender a validade do Artigo 50 do Tratado de Lisboa - que estabelece a saída de um país do bloco - além da data original de 29 de março deve ser agora aprovada por unanimidade pelos outros 27 países da UE.

Em uma acalorada sessão parlamentar, a líder conservadora se mostrou contrária a adiar demais o "Brexit" para evitar, entre outras coisas, que o Reino Unido participe das eleições europeias de maio.

A primeira-ministra acrescentou que essa possibilidade não seria do interesse de "ninguém" e constituiria algo "inaceitável", já que os britânicos votaram há quase três anos em um referendo a favor da saída da UE.

Sobre a atual crise do "Brexit", May disse que o povo britânico "merece mais do que o que esta câmara lhe deu até agora", em relação à falta de consenso sobre a maneira como país deve concretizar o "divórcio" do bloco europeu.

A premiê acredita que pode apresentar pela terceira vez o acordo do "Brexit" negociado durante quase dois anos com a UE, após o texto ter sido rejeitado duas vezes pelo Parlamento britânico, em janeiro e março.

No entanto, o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, advertiu ao governo que não pode submeter outra vez à votação o tratado se não houver mudanças significativas.

Caso a prorrogação seja concedida, o Reino Unido terá que legislar a mudança de data, pois os deputados aprovaram no ano passado a lei que fixa o dia 29 de março como prazo para o desligamento de Bruxelas. EFE

Notícias