Topo
Entretenimento

Google é multado em 1,5 bi de euros por bloqueio de anúncios em 3ª sanção da UE

20/03/2019 11h25

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - O Google foi multado em 1,49 bilhão de euros na quarta-feira por bloquear anúncios de busca online de rivais, a terceira multa antitruste da União Europeia aos negócios da Alphabet em apenas dois anos.

A Comissão Europeia, segundo a qual a multa corresponde a 1,29 por cento do volume de negócios do Google em 2018, afirmou em comunicado que as práticas anticompetitivas duraram uma década.

"O Google consolidou seu domínio em anúncios de busca online e protegeu-se da pressão competitiva ao impor restrições contratuais anticompetitivas em sites de terceiros", disse Margrethe Vestager, comissária de questões concorrenciais da UE.

O caso envolve sites, como de jornais ou viagens, com uma função de busca que produz resultados de busca e anúncios ligados a pesquisas. O AdSense para buscas do Google forneceu esses anúncios.

A má conduta incluíu impedir editores de colocar anúncios de busca de concorrentes nas suas páginas de resultados de busca, forçando-os a reservar o espaço mais lucrativo nas suas páginas de resultados e a solicitar a aprovação por escrito do Google antes de fazer mudanças na maneira como os anúncios de rivais eram exibidos.

O Google agora está tentando seguir a ordem para garantir um nível igualitário com propostas para impulsionar os rivais de comparação de preços, pedindo aos usuários de Android para escolher seus navegadores e ferramentas de pesquisa favoritas. Os críticos, no entanto, ainda não estão felizes.

Entretenimento