Topo
Notícias

Alemanha elogia pedido de prorrogação feito por May para o "Brexit"

20/03/2019 12h02

Berlim, 20 mar (EFE).- O governo da Alemanha elogiou nesta quarta-feira a solicitação do Reino Unido de prorrogar o "Brexit" até 30 de junho e reiterou que uma saída sem acordo não seria do interesse de ninguém.

"Em primeiro lugar, elogiamos a solicitação feita pelo Reino Unido", o que constitui "a base sobre a qual os 27 poderão reagir entre quinta e sexta-feira", disse em entrevista coletiva o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, em referência à cúpula europeia desta semana.

Seibert previu que as conversas serão "intensivas" durante a reunião em Bruxelas e lembrou que é necessária a unanimidade do Conselho Europeu para decidir sobre o adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia, algo que a chanceler Angela Merkel defenderá.

Quanto à questão da participação do Reino Unido nas eleições europeias em caso de uma prorrogação, este será naturalmente um dos assuntos para os quais é preciso chegar a uma resposta, disse o porta-voz.

Seibert pediu para aguardar até amanhã para ver se ainda esta semana sai alguma decisão sobre o adiamento do "Brexit", algo que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, tinha posto em dúvida hoje de manhã, antes da solicitação feita pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

O porta-voz disse que não quer especular sobre qual seria o pior cenário possível e reiterou mais uma vez a posição da Alemanha quanto a um "Brexit" sem acordo, que não seria do interesse de ninguém.

Seibert lembrou que Merkel ressaltou ontem que "brigará até a última hora, o último minuto de 29 de março", data fixada para o "Brexit", para que não haja uma saída sem acordo, mas sim ordenada. EFE

Notícias