Topo
Notícias

Feridos são resgatados após avalanche na Suíça, mas trabalho de resgate continua

19/02/2019 20h53

CRANS-MONTANA, Suíça (Reuters) - Uma avalanche soterrou praticantes de esqui numa movimentada pista do resort suíço de Crans-Montana nesta terça-feira, deixando quatro feridos, incluindo um que corre risco de morte, mas nenhuma morte foi registrada até agora, disseram autoridades.

Oito helicópteros, 12 cachorros e mais de 240 policiais, funcionários de resgate e soldados, trabalhavam no anoitecer para tentar encontrar eventuais vítimas.

"Equipes de resgate chegaram muito rapidamente à cena, resgataram quatro feridos, incluindo uma cuja vida está em perigo e três feridos mais superficialmente", disse o chefe de polícia do cantão de Valais, Christian Varone, a jornalistas.

"Testemunhas nos disseram que podem haver mais pessoas soterradas sob a neve, é por isso que estamos seguindo com a busca com meios consideráveis".

Varone disse que a avalanche tinha 840 metros de comprimento, 100 metros de largura, com 400 metros de forte neve atingindo a pista de esqui.

Frederic Favre, chefe do Departamento de Polícia e Justiça de Valais, disse que nenhuma morte foi registrada.

Mais cedo, o jornal local Nouvelliste citou o presidente da comuna, Nicolas Feraud, dizendo que acreditava-se que entre 10 e 12 pessoas estavam presas.

A avalanche aconteceu após uma semana de temperaturas mais elevadas começar a derreter a neve. Mas o Instituto Suíço para Pesquisa de Neve e Avalanche disse que o risco da área estava apenas no nível dois em uma escala de cinco.

A procuradora Catherine Seppey disse que uma investigação foi aberta. "Há duas hipóteses. A primeira é que diversos esquiadores provocaram a avalanche. A segunda hipótese é que foi uma avalanche espontânea devido a condições climáticas e, neste caso, haverá a questão de determinar responsabilidades e problemas de segurança", disse.

(Por Cecile Mantovani)

Notícias