Topo
Notícias

Chuta quantos disquetes seriam necessários para armazenar estas coisas

Sente saudades daquela pilha de disquete para salvar um trabalho da escola? - Shuttersotck
Sente saudades daquela pilha de disquete para salvar um trabalho da escola? Imagem: Shuttersotck
do UOL

Felipe Germano e Rafael Germano

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/02/2019 04h00

Os livros de Senhor dos Anéis, o clipe de Despacito, a versão mais recente do pacote Office... e outros arquivos do nosso dia a dia. Arrisca um chute?

O disquete, tataravô do armazenamento via nuvem, é um objeto quase inimaginável nos dias de hoje. Com apenas 1,44 mb de memória, o cartão seria praticamente inútil frente aos mastodônticos arquivos que necessitamos para usarmos computadores, celulares e smart TVs.

É quase impossível mensurar quantos disquetes precisaríamos, por exemplo, para vermos uma temporada de Black Mirror ou mesmo para salvar as músicas da playlist Top 50 Brasil, do Spotify. Quase, mas não impossível.

Fizemos as contas e mostramos no infográfico abaixo quantos disquetes você precisaria para armazenar não só esses exemplos como outros arquivos que já fazem parte da nossa rotina.

Para ver o número, basta passar o mouse em cima dos quadrados (ou selecionar com o dedo, se você estiver no celular). O número entre parênteses é o tamanho do arquivo e junto você vê a quantidade de cartões necessários. E, sim, cada quadradinho representa um disquete.

Notícias