Topo
Notícias

Segurança que matou jovem foi condenado por agredir ex-companheira, diz TV

Segurança imobiliza homem de 19 anos em supermercado no Rio - Reprodução/Youtube
Segurança imobiliza homem de 19 anos em supermercado no Rio Imagem: Reprodução/Youtube
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/02/2019 22h06

O segurança Davi Amâncio, que matou o jovem Pedro Gonzaga na última quinta-feira (14) com uma "gravata" em um supermercado da rede Extra no Rio, já foi condenado por lesão corporal após agredir ex-companheira, e não poderia exercer a função, segundo o Fantástico. Segundo o laudo do IML, a causa da morte foi estrangulamento.

Conforme informou o programa da TV Globo hoje, a ex-mulher de Davi disse que condenação aconteceu depois de "uma discussão motivada por ciúmes", seguida de "vários socos no rosto, na frente dos seus filhos". 

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios. O segurança foi preso em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Entretanto, o suspeito foi solto após pagar fiança.

A Groupe Protection, que presta serviços para o Extra e da qual Davi é funcionário há um ano e dois meses, diz que a checagem da ficha criminal fica a cargo da Polícia Federal e não da empresa.

Em nota ao Fantástico, o supermercado Extra disse que "os vigilantes foram definitivamente afastados das operações da rede" e que "se for comprovada a responsabilidade do segurança pela morte do jovem, o contrato com a prestadora de serviço será cancelado". 

Relembre o caso

O jovem de 19 anos morreu na última quinta-feira (19) depois de ser imobilizado pelo segurança em um supermercado da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo o mercado, ele teria tentado furtar a arma de um dos vigilantes. 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o rapaz sendo imobilizado, aparentemente desacordado, com o segurança Davi Ricardo Moreira deitado sobre ele. O segurança refuta pedidos de outras pessoas para que solte Gonzaga.

Uma delas diz: "Está desmaiado, não está não?". Outra fala: "Ele tá com a mão roxa". Mas o segurança se nega a sair de cima e responde: "Quem sabe sou eu". 

O rapaz chegou a ser levado pelos bombeiros com quadro de parada cardiorrespiratória para o Centro de Emergência Regional, que fica junto ao complexo do hospital Lourenço Jorge, também na Barra.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o jovem deu entrada às 14h. Já na unidade, ele sofreu mais duas paradas cardiorrespiratórias e morreu às 15h10.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou a matéria, Pedro Henrique de Oliveira Gonzaga tinha 19 anos. A informação foi corrigida.

Notícias