Topo
Notícias

Túmulo de Karl Marx em Londres é vandalizado pela 2ª vez em duas semanas

16/02/2019 17h41

Londres, 16 fev (EFE).- O túmulo do filósofo e sociólogo Karl Marx no cemitério de Highgate, no norte de Londres, foi vandalizado pela segunda vez em duas semanas, informou neste sábado a organização Amigos do Cemitério de Highgate.

As frases "Doutrinas do ódio" e "Arquiteto do genocídio" foram escritas com tinta vermelha sobre o monumento que sustenta a imagem do pensador prussiano. No dia 4 deste mês, o monumento sofreu grandes danos após ser atacado com um martelo por indivíduos não identificados.

O cemitério de Highgate, onde também está enterrado o ex-espião russo Alexander Litvinenko, é muito visitado por turistas de todo o mundo e é um dos mais famosos do Reino Unido.

Até o momento, a polícia não deteve nenhuma pessoa por envolvimento com esses incidentes. Os Amigos do Cemitério de Highgate admitiram que o túmulo "nunca voltará a ser o mesmo" após o ataque do início do mês.

Maxwell Blowfield, que trabalha na assessoria de imprensa do Museu Britânico, disse que se sentiu "comovido" ao ver nesta manhã o ato de vandalismo quando foi ao cemitério com a mãe.

"É o maior destaque do cemitério. É uma pena. A tinta vermelha desaparecerá, eu suponho, mas ver este nível de dano e acontecer duas vezes não é bom. Não sei dizer quem ou por que alguém fez isso, mas está claro que é alguém muito crítico em relação a Marx e essa parte da história. Estou surpreso que alguém em 2019 sinta a necessidade de fazer algo assim", comentou Blowfield, de 31 anos. EFE

Notícias