Topo
Notícias

WhatsApp quer mudar a forma com que você visualiza o status dos seus amigos

O Status foi mais um recurso "copiado" do Snapchat e começou a funcionar em 2017 - Divulgação
O Status foi mais um recurso "copiado" do Snapchat e começou a funcionar em 2017 Imagem: Divulgação
do UOL

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

13/02/2019 11h28Atualizada em 14/02/2019 10h29

O WhatsApp começou a testar uma grande mudança no Status, aquele recurso que permite publicações temporárias no aplicativo. Ao que tudo indica, a empresa quer que você visualize as atualizações dos seus amigos ordenadas com base no que um algoritmo acredita que seja relevante para você.

Segundo informações do site "Mashable", o WhatsApp iniciou os testes em um pequeno grupo de usuários do iPhone no Brasil, Espanha e Índia. O objetivo é implantar a novidade para todo mundo no futuro, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Por enquanto, a maioria dos usuários recebe as atualizações do Status por ordem cronológica - da mais recente a mais antigo. Com a mudança, o algoritmo passa a considerar a frequência com que você visualiza e interage com o status dos seus contatos no WhatsApp.

WhatsApp: como aproveitar bem seu mensageiro preferido

Clique aqui
Outro comportamento que o sistema vai levar em conta é frequência de envio de mensagens para os contatos dentro do serviço.

Ou seja, quanto mais proximidade você tem com determinada pessoa, maior é a chance das atualizações dela aparecerem para você. Basicamente, é como as publicações no Facebook e no Instagram funcionam.

E por falar nas redes sociais, a regra de exibir conteúdos de acordo com a interatividade entre os usuários é algo que ainda causa reclamações. Muita gente ainda gostaria de visualizar as publicações de seus contatos por ordem cronológica.

O Instagram até chegou a funcionar assim, mas desde 2016 adotou o uso dos algoritmos para determinar o que os seus usuários gostariam de ver. No meio do ano passado, a empresa revelou como os feeds se comportam e destacou que as publicações de amigos e familiares têm prioridade na exibição.

No caso do Facebook, existe um jeitinho para conseguir ter acesso a publicações por ordem cronológica temporariamente. Você precisa ir nas configurações da rede social e acessar o item "Mais recentes" dentro da opção "Feed de Notícias".

Com ele ativado, será possível visualizar tudo por ordem de publicação. Sempre que você sair do Facebook, a configuração é desativada. Então, o procedimento precisa ser feito toda vez que você entrar na rede social.

Notícias