Topo
Notícias

Perdeu seguidores no Instagram? Aqui estão os possíveis motivos

Usuários estão reclamando que perderam seguidores no Instagram - Getty Images
Usuários estão reclamando que perderam seguidores no Instagram Imagem: Getty Images
do UOL

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

13/02/2019 13h53

Inúmeros usuários do Instagram tiveram um susto nesta noite: do nada, perderam um grande número de seguidores - você sabe, aquele númerozinho mágico que muitas pessoas prezam pela popularidade. Mas por que isso ocorreu?

O número de seguidores perdidos pode chegar a poucas dezenas para pessoas com centenas de seguidores a milhões como no caso de celebridades como Ariana Grande e Selena Gómez. Provavelmente ninguém passou imune a isso: uma conta da reportagem do UOL Tecnologia com pouco mais de 400 seguidores, por exemplo, teve cerca de uma dezena diminuída.

Pode ser só uma falha

O Instagram não confirmou por enquanto os motivos dessa remoção em massa nos números de seguidores da noite para o dia. Pelo Twitter, a empresa se refere a isso como um possível problema que estão investigando.

"Estamos cientes de um problema que está causando uma mudança na conta de seguidores de algumas pessoas agora. Nós estamos trabalhando para resolver isso o quanto antes"

Se for só isso, é provável que em breve os números estejam restabelecidos. Mas há quem aponte que a rede social possa ter feito uma ação contra contas falsas.

Ou uma ação contra contas falsas

Segundo o site Fast Company, a contagem menor de seguidores no Instagram pode ser por uma remoção em massa de contas falsas do aplicativo. De acordo com a publicação, "na última noite o Instagram removeu milhões de contas que a companhia acredita ser inautêntica - em outras palavras, usuários falsos e robôs".

Nem é preciso dizer que existem vários desses perfis no Instagram, né? Normalmente, esses são perfis com mulheres sensuais na foto de perfil ou com pouquíssimos seguidores que você não entende porque curtiram uma foto sua.

De fato, no último mês de novembro o Instagram anunciou que passaria a reduzir atividades que não seriam autênticas no app. Na época, a companhia disse que passaria a remover "curtidas, seguidores e comentários" inautênticos do site.

A ação, no caso, visava quem utilizava aplicativos terceiros para inflar seus números na rede social - a famosa compra de seguidores. O Instagram diz ter construído técnicas de aprendizado de máquina para flagrar esses casos. Usuários afetados por essa prática passariam a receber mensagens alertando para trocar sua senha.

O UOL Tecnologia entrou em contato com o Instagram e atualizará a reportagem assim que o motivo for esclarecido.

Usuários ficam 'pistola'

Alguns usuários se revoltaram com o caso, como é o caso de youtubers populares e celebridades que perderam milhões de seguidores. Esse número é importante principalmente para influenciadores, já que a verba recebida em publicidade pode variar dependendo da contagem.

Usuários comuns, contudo, também ficaram incomodados com o número de seguidores mudar. Veja a repercussão no Twitter:

Notícias