Topo
Notícias

É falso que governo federal cortará verbas do Carnaval

Arte UOL/Edson Lopes Jr/UOL
Imagem: Arte UOL/Edson Lopes Jr/UOL
do UOL

Anita Grando Martins

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

13/02/2019 04h00

Uma mensagem que está sendo espalhada pelas redes sociais afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) "prometeu não liberar verbas para o Carnaval deste ano". Diversas postagens trazem uma foto de Bolsonaro e a seguinte "explicação" para o corte: "Temos a saúde, a educação e a segurança pública para priorizar". O presidente ainda teria dito que "quem quiser fazer seu Carnaval, que gaste do próprio bolso".    

Uma outra "notícia" circula desde o início do ano: a de que Bolsonaro teria assinado decreto que proíbe prefeitos de repassarem recursos para o Carnaval e a Parada Gay. O intuito da decisão teria sido acabar com as duas festas, uma vez que "temos que pensar primeiramente em nossas necessidades principais".

FALSO: Bolsonaro não cortará verbas do Carnaval

Não há registro de que o presidente tenha feito qualquer declaração sobre bloqueio de recursos financeiros para a realização do Carnaval, esclareceu a Secretaria de Comunicação da Presidência.

O Ministério da Cidadania, que incorporou o antigo Ministério da Cultura e atualmente cuida das políticas públicas relativas ao Carnaval, informou que o governo federal não realiza investimentos diretos no evento. Portanto, em princípio, nem seria possível que houvesse cortes por decisão do presidente.

Hoje, entidades ligadas ao Carnaval, como blocos e escolas de samba, buscam apoio financeiro junto à iniciativa privada a partir da aprovação de projetos via Lei Federal de Incentivo à Cultura, segundo explicação da Secretaria Especial da Cultura.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias