Topo
Notícias

Trump aceita adiar discurso do Estado da União até reabertura do governo

24/01/2019 04h19

Washington, 24 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quarta-feira o adiamento de seu discurso anual do Estado da União até o final do fechamento parcial administrativo, que hoje marca seu 34º dia.

"Vou fazer o discurso quando terminar o fechamento administrativo, não procuro um lugar alternativo para o discurso do Estado da União, pois não há lugar que possa competir em história, tradição e importância da Câmara Baixa", anunciou Trump no Twitter.

O anúncio após Trump ter informado anteriormente sobre o cancelamento do discurso e a busca de uma "alternativa" diante da recusa da presidente da Câmara Baixa, Nancy Pelosi, em recebê-lo enquanto dure o fechamento administrativo.

"O Estado da União foi cancelado por Nancy Pelosi, pois ela não quer escutar a verdade", afirmou o presidente americano.

Depois de aceitar o adiamento do discurso, Trump disse que Nancy havia pedido a ele que o pronunciasse "com o fechamento administrativo iniciado", mas que "depois mudou de ideia devido ao fechamento administrativo, sugerindo uma data posterior".

A relação entre a presidente da Câmara dos Representantes e o Trump tem sido marcada por tensão, com críticas mútuas, como consequência do bloqueio político que mantém o fechamento parcial do governo, que ultrapassa um mês de duração, o mais longo da história.

Após a sugestão de Nancy Pelosi de adiar seu tradicional discurso, que o presidente realiza todos os anos diante de uma sessão conjunta das duas câmaras do Congresso, Trump replicou cancelando uma viagem da líder democrata ao Afeganistão. EFE

Notícias