Topo
Notícias

Presidente da Turquia expressa apoio a Nicolás Maduro

24/01/2019 09h22

Ancara, 24 jan (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, expressou nesta quinta-feira seu apoio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, depois que Juan Guadió, líder da Assembleia Nacional do país, se autoproclamou novo líder e foi reconhecido pelos Estados Unidos e outras várias nações.

Erdogan ligou para Maduro para expressar o apoio da Turquia. "Maduro, irmão! Te mantnha firme, estamos com você", segundo informou Ibrahim Kalin, porta-voz da Presidência turca, na rede social Twitter.

"A Turquia manterá os princípios contra a tentativa golpista sob a liderança do nosso presidente Erdogan", acrescentou Kalin, encerrando a mensagem com a hashtag #WeAreMADURO.

Ontem à noite, o próprio Maduro tinha informado sobre a ligação de Erdogan para expressar apoio.

O país se posiciona assim contra autoproclamação de Juan Guaidó, que não reconhece o segundo mandato de Maduro, iniciado há duas semanas.

Guaidó recebeu o apoio dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Colômbia, Argentina e outros países sul-americanos.

A Turquia, que mandou o vice-presidente Fuat Oktay à posse em 10 de janeiro, alinha seu apoio a Maduro como "democraticamente eleito" com outros países como Rússia e México.

O país é um importante abastecedor de alimentos e outros bens para a Venezuela e, além disso, começou a refinar e certificar ouro venezuelano. Ambos países anunciaram no ano passado projetos de cooperação para a exploração de carvão e ouro.

Além disso, negociam investimentos turcos na indústria petrolífera da Venezuela, o país com maiores reservas petrolíferas do planeta. EFE

Notícias