Topo
Notícias

EUA seguirão com equipe diplomática na Venezuela, garante Pompeo

24/01/2019 01h10

Washington, 24 jan (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou na quarta-feira que manterá sua equipe diplomática na Venezuela, ignorando desta forma o governo de Nicolás Maduro e pediu para a Força Armada venezuelana protegê-los.

Pompeo disse em comunicado que Maduro, a quem chamou de "ex-presidente", "não tem a autoridade legal para romper as relações com os EUA ou para declarar que os diplomatas americanos são persona non grata".

Maduro havia dado a equipe diplomática dos EUA na Venezuela, 72 horas para deixar o país depois que o governo de Donald Trump reconheceu como presidente interino, Juan Guaidó.

Em seu comunicado, Pompeo deu as boas-vindas ao chamado de Guaidó para que as missões diplomáticas permanecessem na Venezuela.

"Os EUA mantêm relações diplomáticas com a Venezuela e vamos realizá-las por meio do governo interino de Guaidó, que convidou nossa missão a permanecer na Venezuela", afirmou Pompeo.

O chefe da diplomacia de Trump também pediu às forças de segurança e militares venezuelanos para proteger os cidadãos americanos na Venezuela.

"Pedimos a todas as partes que se abstenham de tomar medidas inconsistentes com os privilégios e imunidades de que gozam os membros da comunidade diplomática", disse Pompeo. EFE

Notícias