Topo
Notícias

China mostra apoio a Maduro e critica "intromissão" dos EUA na Venezuela

Em Pequim

24/01/2019 08h22

A China mostrou nesta quinta-feira (24) apoio ao governo da Venezuela presidido por Nicolás Maduro e censurou a "intromissão em assuntos internos" dos EUA no país sul-americano, depois que Washington reconheceu o autoproclamado líder interino Juan Guaidó.

"A China apoia os esforços do governo da Venezuela para manter a sua soberania, independência e estabilidade", afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, em entrevista coletiva.

"Em 10 de janeiro, a China e muitos outros países e organizações internacionais enviaram representantes à cerimônia de posse do presidente Maduro", acrescentou a porta-voz da chancelaria, em resposta a uma pergunta sobre se Pequim segue apoiando o citado líder.

Além disso, Hua destacou que seu país "se opõe à interferência nos assuntos internos da Venezuela" e desejou que a comunidade internacional faça "esforços neste sentido" para pôr fim à mesma.

Hua disse que a China deseja que "as partes na Venezuela procedam no interesse fundamental da nação e do povo sob as premissas do respeito à Constituição para resolver as diferenças políticas através do diálogo e das consultas".

EUA e outros países do continente, como Argentina, Canadá, Brasil, Colômbia, Panamá, Peru, Equador, Costa Rica, Guatemala e Paraguai expressaram apoio a Guaidó enquanto México, Bolívia, Cuba, Nicarágua, Turquia, Rússia e China apoiam Maduro.

Por sua vez, a União Europeia expressou seu "total apoio" à Assembleia Nacional como a instituição escolhida democraticamente na Venezuela, e apostou pela convocação imediata de eleições "críveis".

Guaidó se autoproclamou presidente da Venezuela na quarta-feira após acusar Maduro de "usurpar" o poder.

Notícias