Topo
Notícias

Adolescente judeu indiciado por homicídio de palestina

24/01/2019 07h58

Jerusalém, 24 Jan 2019 (AFP) - Um promotor israelense indiciou nesta quinta-feira um adolescente judeu por homicídio pela morte de uma palestina em outubro, que foi ferida por pedras lançadas contra o carro no qual circulava pela Cisjordânia ocupada.

"O promotor apresentou uma acusação contra um jovem de 16 anos (...) por homicídio com circunstâncias agravantes de caráter terrorista", afirmou o ministério da Justiça em um comunicado.

De acordo com o documento de acusação, no dia 12 de outubro o suspeito, acompanhado de outros alunos de uma escola religiosa situada em uma colônia próxima a Nablus, na Cisjordânia ocupada, estava em uma colina próxima à estrada 60.

Estava ali "por convicções ideológicas racistas e hostis aos árabes onde quer que estejam", afirma o comunicado, que cita o documento de acusação.

O adolescente é acusado de ter atirado uma pedra de quase dois quilos a partir de uma colina na direção do para-brisa de um carro que trafegava por uma estrada ao sul de Nablus.

Aicha Mohamed Rabi, mãe de família de 48 anos que estava no carro com o marido, faleceu no mesmo dia em consequência dos ferimentos provocados pelo lançamento das pedras contra o veículo.

Cinco menores de idade foram detidos em 30 de dezembro. Quatro deles estão em prisão domiciliar. A detenção preventiva do principal suspeito foi prorrogada diversas vezes antes do indiciamento.

Quase 450.000 colonos israelenses vivem ao lado de mais 2,5 milhões de palestinos na Cisjordânia ocupada.

dms/lal/vl/erl/zm/fp

Notícias