Topo
Notícias

Vídeo de tiroteio em Fortaleza foi filmado para série sobre o jogador Tevez

do UOL

Anita Grando Martins

Colaboração para o UOL

23/01/2019 04h01

Uma cena de uma troca de tiros durante um velório está sendo compartilhada como se fosse verdadeira e tivesse sido flagrada em Fortaleza. Nas postagens, são comuns os comentários lamentando a onda de violência que atinge o Ceará e questionamentos sobre a veracidade da gravação. O mesmo vídeo também viralizou na Argentina, onde foi divulgado como se tivesse sido gravado durante tiroteio real em Fuerte Apache, nome popular do bairro Ejército de los Andes, na Grande Buenos Aires.

A imagem mostra uma procissão com cerca de 15 pessoas, algumas carregando um caixão e outras segurando velas e coroas de flores. Quando um dos participantes saca uma arma da cintura e atira para a frente, a cerimônia é interrompida. Todos jogam no chão o que estão levando, inclusive o caixão, e saem correndo. Um grupo que vem do lado oposto aparece fazendo diversos disparos.

Falso: gravação é uma produção cinematográfica

O vídeo, na verdade, faz parte de uma série de TV que está sendo produzida sobre a vida do jogador de futebol argentino Carlos Tevez, ex-Corinthians e hoje no Boca Juniors. O diretor Israel Adrián Caetano lastimou que a imagem tenha sido disseminada dessa maneira e responsabilizou a "imprensa marrom", termo utilizado para designar veículos de comunicação sensacionalistas.

Bastidores de gravação desmentem suposto ataque a velório no Ceará

UOL Notícias

Com nome provisório de "El Apache", a série conta a trajetória de Tevez desde a infância. O jogador nasceu e cresceu em Fuerte Apache, comunidade marcada por pobreza e violência. A cena que está circulando pela internet foi gravada em outra localidade de Buenos Aires, Villa Soldati, caracterizada para parecer Fuerte Apache. Um outro vídeo publicado mostra os bastidores da gravação.

"El Apache" tem estreia prevista para 2019. Em entrevista à ESPN, Tevez expressou sua satisfação com a série. "É algo muito bonito e emocionante, porque falo da minha vida, sobre a qual poucos sabem. É algo muito forte para mim e minha família."
 

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias