Topo
Notícias

Venezuelanos fazem ato de apoio a Guaidó em frente à sede da ONU em Genebra

23/01/2019 15h24

Genebra, 23 jan (EFE).- Várias centenas de venezuelanos fizeram um protesto contra o presidente do país, Nicolás Maduro, e em apoio de Juan Guaidó, líder da oposição, em frente à sede da ONU em Genebra, como parte do movimento organizado nesta quarta-feira em diferentes cidades de todo o mundo.

"Estamos dando um novo apoio direto ao presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, e ao povo da Venezuela, que veio às ruas hoje para protestar", destacou em entrevista à Agência Efe a coordenadora da Iniciativa pela Venezuela, María Alejandra Aristeguieta, organizadora do ato realizado em Genebra.

"Nunca tivemos um apoio internacional tão sólido, temos cerca de 60 países que disseram que não reconhecem o usurpador Maduro como presidente da Venezuela. Isso é um grande respaldo para os venezuelanos, que se sentem bastante sozinhos", ressaltou.

Simpatizantes da oposição a Maduro, apesar do frio e da neve que caem hoje na cidade suíça, se reuniram na praça em frente à entrada do Palácio das Nações, sede da ONU em Genebra, levando diversos cartazes contra o chavismo. Alguns deles pediam que Guaidó fosse o novo presidente da Venezuela.

"Ele tem legitimidade e o apoio do povo venezuelano. Com sua maneira de atuar, está colocando a agenda do país em primeiro lugar, não a de um partido político ou de qualquer pessoa", disse Aristeguieta sobre o presidente da Assembleia Nacional.

"Seria a pessoa para se encarregar da presidência da República no momento da transição, uma vez que consiga reunir todas as forças que ele precisa reunir dentro da Venezuela", indicou o ativista.

A coordenadora da Iniciativa para a Venezuela ainda ressaltou que tem a esperança de este seja o "último capítulo da ditadura" e que é necessário conseguir o apoio das Forças Armadas para depor aqueles que estão neste momento controlando o poder.

A manifestação de Genebra faz parte de uma série de protestos organizados por comunidades venezuelanas em mais de 200 cidades de todo o mundo, entre elas Brasília, para apoiar a oposição venezuelana contra o governo de Maduro. EFE

Notícias