Topo
Notícias

Conheça opções de cursos grátis a distância em universidades renomadas

Adobe Stock
Imagem: Adobe Stock
do UOL

Colaboração para o UOL

23/01/2019 04h00

É possível adquirir novos conhecimentos e incrementar o currículo com cursos das melhores universidades sem precisar se dedicar ao vestibular e sem gastar pequenas fortunas nas instituições particulares renomadas. Universidades reconhecidas no Brasil e no mundo oferecem diversas opções de cursos online grátis, livres e de extensão, com ou sem certificado. É o caso de USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UnB (Universidade de Brasília), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e até internacionais, como Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology), entre outras.

"O ensino a distância possibilita que as universidades públicas expandam sua atuação, levando educação para mais gente e cumprindo seu papel social. No caso das particulares, os cursos online grátis são uma ferramenta de marketing, como uma degustação do conteúdo", afirma Arthur Igreja, professor da FGV e especialista em tecnologia e educação.

Para o aluno, a principal vantagem é poder estudar de qualquer lugar e a qualquer hora. Porém, é necessário ter automotivação e disciplina para organizar os estudos. Segundo a doutora em educação Alessandra Gaidargi, o principal papel do EAD é democratizar a educação. "É muito positivo que instituições renomadas ofereçam esse tipo de curso, pois elas carregam uma tradição que, muitas vezes, assusta os alunos. Assim, um curso livre online pode ser a porta de entrada para outros estudos futuros", diz ela.

As disciplinas são oferecidas em diferentes formatos e plataformas, pela própria instituição ou por parceiros, como os sites Coursera e Veduca. Em alguns casos, o aluno precisa pagar pelo certificado, mas o curso é grátis. "Esse tipo de parceria é bom para oferecer a melhor experiência ao aluno, pois a instituição pode ser boa no conteúdo, mas não na tecnologia de entrega", diz o professor especialista em inovação da FGV.

Confira abaixo uma lista com algumas das instituições que oferecem cursos online grátis:

USP

Uma das melhores universidades do país oferece diversos cursos grátis que abrem inscrições ao longo do ano. Atualmente, estão abertas as matrículas para os cursos de astronomia e de biologia celular, voltados ao aperfeiçoamento de professores do ensino fundamental e médio, com início em março.
Mais informações aqui.

Por meio do site Coursera, a USP disponibiliza no momento também os cursos de Introdução à Ciência da Computação com Python e um programa de cursos integrados de Gestão de Projetos, em parceria com a University of California, em Irvine. Neste caso, o aluno inicia o curso quando quiser, a partir do momento da inscrição.

Mais informações:
Introdução à Ciência da Computação com Python
Curso integrado de Gestão de Projetos

Unesp

O projeto Unesp Aberta oferece mais de 60 cursos online grátis nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Os estudos podem ser iniciados a qualquer momento, mas é necessário se cadastrar e pagar pelo certificado. Mais de 330 mil estudantes já passaram pela plataforma.

Veja a lista completa de cursos aqui.

Unicamp

A universidade do interior paulista oferece duas opções de curso no site Coursera, nas áreas de tecnologia e economia. São eles: "Desenvolvimento e Design de Aplicativos para iPhone" e "Introdução à Economia do Trabalho: Teorias e Políticas". O primeiro faz parte do programa de cursos integrados, com vários módulos, e tem maior duração: cerca de cinco meses. O segundo é um curso livre com cerca de 11 horas de duração.

UnB

Em parceria com o Ministério do Trabalho, a Universidade de Brasília oferece mais de 30 cursos de formação profissional no site Escola do Trabalhador. São diversas áreas do conhecimento: segurança da informação, saúde, turismo, gestão e negócios, entre outros. É necessário se inscrever.

Mais informações no site.

FGV

A FGV foi a primeira instituição brasileira a ser membro do OEC - Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. São oferecidos cursos de diversas áreas, como economia e finanças, gestão de pessoas, gestão empresarial, marketing e vendas, direito, relações internacionais, sustentabilidade e responsabilidade social, de duas a 30 horas de duração.

Veja a lista completa aqui.

Harvard, MIT, Berkeley e outras estrangeiras

Uma parceria entre a Universidade Harvard e o MIT deu origem ao edX, uma plataforma online que reúne cursos a distância grátis de mais de 100 instituições de ensino renomadas de todo o mundo, da Islândia ao Japão. Ao todo, são mais de 1.900 disciplinas, que já atenderam mais de 14 milhões de estudantes em todo o mundo. Mas, atenção: os conteúdos são em inglês.

Mais informações no site.

Notícias