Topo
Notícias

UE consulta países e diz acompanhar "muito de perto" situação na Venezuela

23/01/2019 19h44

Bruxelas, 23 jan (EFE).- A União Europeia (UE) está acompanhado a situação na Venezuela "muito de perto" e mantém contatos com os países-membros e parceiros, depois da autoproclamação como presidente em exercício do líder da Assembleia Nacional, o opositor Juan Guaidó.

"Estamos seguindo os eventos na Venezuela muito de perto e estamos em contato com os Estados-membros e nossos parceiros", afirmaram à Agência Efe fontes comunitárias.

Por sua parte, o ministro das Relações Exteriores e Cooperação espanhol, Josep Borrell, ressaltou hoje a importância de "preservar a unidade de ação" da União Europeia diante da crise institucional da Venezuela, razão pela qual pediu um "debate rápido" de todos os responsáveis de Exteriores do bloco.

No último dia 14 de janeiro, a alta representante da UE para Política Externa, Federica Mogherini, manifestou sua "solidariedade" com Guaidó pela sua breve detenção temporária um dia antes.

Guaidó, do partido Vontade Popular (VP), do líder opositor preso Leopoldo López, foi então interceptado por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) na estrada que conecta Caracas com o litorâneo estado de Vargas e retido por cerca de meia hora.?

A UE lamentou a posse de Maduro em 10 de janeiro para um segundo mandato como presidente da Venezuela, depois de fazer "pouco caso" dos chamados para a realização de eleições democráticas, e opinou que isso afastava uma solução constitucional negociada. EFE

Notícias