Topo
Notícias

Presidente do Equador reconhece Guaidó como presidente interino da Venezuela

23/01/2019 20h22

Quito, 23 jan (EFE).- O presidente do Equador, Lenín Moreno, reconheceu nesta quarta-feira o chefe da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente interino do país e pediu que ele convoque eleições o mais breve possível.

"A República do Equador reconhece como presidente interino da Venezuela o senhor presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó", afirmou Moreno em um vídeo gravado em Davos, na Suíça, onde ele participa do Fórum Econômico Mundial.

"O Equador espera que o novo presidente interino, no marco da lei, convoque o mais breve possível eleições livres e transparentes, com ampla observação internacional, e inaugure assim uma nova era de prosperidade democrática e de fraternidade no seu país", concluiu Moreno na mensagem, divulgada pelas redes sociais.

No vídeo, Moreno ressaltou que o Equador sempre foi solidário com o povo da Venezuela e que pediu que a crise no país fosse solucionada por meios pacíficos.

O anúncio do Equador foi feito pouco depois de outros países da região também terem expressado apoio a Guaidó, entre eles o Brasil e os Estados Unidos.

Após a autoproclamação de Guaidó como presidente e o reconhecimento por grande parte dos governos da região, dezenas de venezuelanos foram para a porta da embaixada do país em Quito para comemorar os últimos eventos registrados em Caracas. EFE

Notícias