Topo
Notícias

Presidente do Conselho Europeu diz que Guaidó possui "mandato democrático"

23/01/2019 20h04

Bruxelas, 23 jan (EFE).- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ressaltou nesta quarta-feira que o chefe da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino do país hoje, possui um "mandato democrático".

"Ao contrário de (Nicolás) Maduro, a assembleia parlamentar, incluindo Juan Guaidó, tem um mandato democrático dos cidadãos venezuelanos", afirmou Tusk em mensagem publicada no Twitter.

O ex-primeiro-ministro da Polônia disse esperar que toda a Europa se una em apoio das forças democráticas na Venezuela.

Fontes da diplomacia da União Europeia (UE) disseram à Agência Efe que o bloco está acompanhando "muito de perto" os eventos na Venezuela e que mantém contatos com os países-membros e aliados sobre a insurgência contra o governo de Nicolás Maduro.

Vários países, entre eles o Brasil e os Estados Unidos, reconheceram Guaidó como presidente interino da Venezuela, uma medida que visa ampliar a pressão contra o chavismo na região.

Na semana passada, a alta representante para a Política Externa da UE, Federica Mogherini, expressou "solidariedade" a Guaidó após a prisão temporária do líder da oposição por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin).

A UE lamentou a posse de Maduro para um segundo mandato presidencial no último dia 10 de janeiro. Para o bloco, isso afastava a hipótese de resolver o impasse de forma negociada. EFE

Notícias