Topo
Notícias

Mourão defende votar reforma da Previdência para civis antes de militares

21.jan.2019 - Com viagem de Bolsonaro a Davos, o general Hamilton Mourão assume o exercício da Presidência da República - Romério Cunha/VPR
21.jan.2019 - Com viagem de Bolsonaro a Davos, o general Hamilton Mourão assume o exercício da Presidência da República Imagem: Romério Cunha/VPR
do UOL

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

23/01/2019 13h15Atualizada em 23/01/2019 13h41

O vice-presidente e presidente da República em exercício, general Antônio Hamilton Mourão (PRTB), defendeu nesta quarta-feira (23) que o governo envie ao Congresso Nacional e os parlamentares votem primeiro a reforma da Previdência para civis por meio de PEC (Proposta de Emenda Constitucional). Depois,o governo encaminharia proposta para mudar a aposentadoria dos militares, via projeto de lei.

"Já sabem que militar é projeto de lei. O resto é emenda constitucional [...] Acho que essa é a ideia do ministro da Defesa e do segmento militar. Quem decide é o presidente. Porque o projeto de lei é mais fácil, né? É maioria simples, acabou", afirmou, em referência à quantidade de votos necessários para aprovar uma medida no Congresso.

Enquanto uma proposta de emenda constitucional exige três quintos dos votos na Câmara e no Senado, um projeto de lei requer votação da maioria dos parlamentares mais um.

No início do mês, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, defendeu a exclusão dos militares da reforma da Previdência

Nesta quarta, em entrevista à agência de notícias Bloomberg durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já havia adiantado que os militares devem entrar "na segunda parte da reforma", sem dar mais detalhes. "Precisamos fazer o dever de casa para que acreditem em nós, precisamos recuperar a confiança", disse.

Mais tempo de serviço para militares

Em entrevista à rádio Gaúcha na segunda-feira (21), Mourão defendeu um aumento no tempo mínimo de serviço na ativa para militares para 35 anos. Atualmente, para irem para a reserva --semelhante a uma aposentadoria--, a categoria tem de trabalhar por, pelo menos, 30 anos.

"Acho que vai aumentar [o tempo mínimo de serviço]. É a minha posição como indivíduo. Eu também concordo que não é bem visto para com sociedade alguém que se aposenta com 44 anos", afirmou, embora tenha ressaltado que os militares não seguem o mesmo regime de trabalho que civis enquanto na ativa. 

Segundo ele, a questão do tempo de permanência no serviço ativo dos militares "é um dos pontos que está sendo discutido e que será apresentado pelo grupo militar como forma de mitigar esse gasto que a União e, principalmente, os estados têm com as suas Forças Armadas e forças policiais".

Mourão disse que, no caso do aumento do tempo de contribuição, deverá ser adotada uma regra de transição para quem estiver na ativa. 

Aposentado que trabalha pode sacar FGTS todo mês?

UOL Notícias

Notícias