Topo
Notícias

Mecanismo para comércio entre UE e Irã deve ser lançado "nos próximos dias"

23/01/2019 20h07

PARIS (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores francês disse nesta quarta-feira esperar que seja estabelecido nos próximos dias um sistema montado com o apoio da Europa para facilitar o comércio com o Irã em outras moedas que não o dólar, contornando assim as sanções impostas pelos Estados Unidos.

Diplomatas disseram à Reuters que a União Europeia está prestes a oficializar o lançamento do mecanismo neste mês, mas o chamado veículo de propósito específico (VPE) ainda levará meses para operar devido a detalhes a serem resolvidos.

O veículo, projetado para contornar as restrições impostas pelos EUA depois de Washington desistir de um histórico acordo nuclear, vai ser registrado na França, ser operado pela Alemanha e ter entre seus acionistas França, Alemanha e Reino Unido.

O VPE “deve ser implementado nos próximos dias”, disse Jean-Yves Le Drian ao comitê de relações exteriores do parlamento francês.

“Vai funcionar como uma espécie de câmara de compensação que vai aceitar euros, para que o Irã se beneficie de alguns de seus recursos petrolíferos e ao mesmo tempo compre produtos essenciais dos três parceiros (europeus) principais”, disse Le Drian.

Dentro do acordo nuclear de 2015, em troca da retirada das sanções internacionais contra o Irã, os iranianos concordaram em restringir seu programa nuclear dito civil, mas que é amplamente visto pelo Ocidente como uma fachada para o desenvolvimento de métodos para fabricar bombas atômicas.

Para contornar novas sanções dos EUA, impostas depois de Washington se retirar do acordo, o VPE foi concebido como uma possível maneira de ajudar na exportação de petróleo e gás do Irã e em negocios de produtos da UE, num eficiente esquema de permuta.

Contudo, tais ambições parecem ter sido reduzidas em escala depois de diplomatas avaliarem que o VPE somente seria realístico para trocas comerciais menores, capazes de serem toleradas pelo governo Trump, como por exemplo para bens de produção agrícola ou de caráter humanitário.

(Reportagem de John Irish)

Notícias