Topo
Notícias

Macri reconhece Guaidó como "presidente em exercício" da Venezuela

23/01/2019 19h12

Buenos Aires, 23 jan (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou nesta quarta-feira que reconhece Juan Guaidó, líder do Parlamento formado majoritariamente por opositores ao governo de Nicolás Maduro, como "presidente em exercício" da Venezuela.

"Quero expressar meu apoio à decisão do presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, reconhecendo-o como presidente em exercício daquele país", disse Macri no Twitter.

O governante ressaltou que a Argentina confia, "como os demais países do Grupo de Lima, que a decisão da Assembleia Nacional e de seu presidente conduza ao restabelecimento da democracia" no país sul-americano.

Macri afirmou que a restituição da democracia deve ser feita "através de eleições livres e transparentes, com plena vigência da Constituição e com a participação de líderes da oposição".

"A Argentina apoiará todos os esforços de reconstrução da democracia venezuelana e o restabelecimento das condições de vida digna para todos os seus cidadãos", acrescentou.

Guaidó anunciou hoje ter assumido o governo venezuelano em meio ao que chamou de luta contra a "usurpação" da presidência por parte de Maduro.

Após os Estados Unidos o reconhecerem como presidente interino, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai e Peru também manifestaram apoio ao parlamentar opositor. EFE

Notícias