Topo
Notícias

Grupo do exílio venezuelano pede "ajuda militar humanitária" aos EUA

23/01/2019 15h19

Miami, 23 jan (EFE).- O grupo Venezuelanos Perseguidos Políticos no Exílio (Veppex) pediu nesta quarta-feira ao vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, o envio de "assistência militar humanitária" à Venezuela para "ajudar uma população que luta pela sua liberdade".

Em carta dirigida a Pence, o Veppex solicita aos Estados Unidos "assistência humanitária para respaldar o único poder legítimo" na Venezuela, em referência à Assembleia Nacional.

"Se os militares venezuelanos atuam como mercenários, é necessária a ajuda militar internacional para defender a sociedade" venezuelana, ressalta a carta.

Nela, o Veppex, com sede em Miami, afirma que o "ditador Nicolás Maduro e os narcotraficantes que o acompanham na usurpação do poder" tentarão pela via "da violência e das armas calar qualquer possibilidade de protesto" no país.

A organização de exilados venezuelanos também agradeceu a Pence o apoio demonstrado à oposição e a um povo "faminto e debilitado".

Os simpatizantes do chavismo governante e da oposição venezuelana voltaram a manifestar-se hoje nas ruas do país para respaldar ou questionar a legitimidade de Maduro, a quem o parlamento e grande parte da comunidade internacional não reconhece.

O presidente do Legislativo, o opositor Juan Guaidó, indicou no Twitter que hoje "os olhares do mundo estarão" sobre a Venezuela, e reiterou seu chamado às forças armadas para que respaldem a "rota" com a qual esperam pôr fim à chamada revolução bolivariana, no poder desde 1999. EFE

Notícias