Topo
Notícias

Ghosn estaria pronto a se demitir do comando da Renault

23/01/2019 07h49

TÓQUIO, 23 JAN (ANSA) - O ex-presidente da Nissan e da Mitsubishi Carlos Ghosn estaria pronto a se demitir do comando da montadora francesa Renault, função da qual está licenciado desde que foi preso, em novembro passado, em Tóquio.   

A informação é da emissora pública japonesa NHK, que diz que o governo da França, dono de 15% das ações da Renault, está pressionando por uma mudança. Ghosn é presidente e CEO da empresa, que integra uma aliança automotiva com a Nissan e a Mitsubishi.   

A Renault deve reunir seu conselho de administração nesta quinta-feira (24) para discutir alterações em sua estrutura de comando e um plano para reequilibrar a aliança com os japoneses.   

A montadora tem atualmente 43% das ações da Nissan, com direito a voto, enquanto a companhia japonesa, que é responsável pela maior parte dos lucros na parceria, tem 15% do grupo francês, sem direito a voto.   

A aliança entre as montadoras, costurada por Ghosn, ajudou a salvar a Nissan da falência na década passada, mas o executivo brasileiro vinha concentrando poder em suas mãos. Ele é acusado de ter subnotificado seus rendimentos no Japão em dezenas de milhões de dólares e de ter feito transferências ilegais para a Arábia Saudita, porém se diz inocente. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias